Como nos pode apoiar? Torne-se um Amigo ES!

Como nos pode apoiar?  Torne-se um Amigo ES!
Torne-se um Amigo ES! 5€/mês

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

“Anjos que Aguardam” no mundo, uma família!




1. O que é Adopções Prioritárias “Anjos que Aguardam”?


É a adopção que tem como fim encontrar uma família especial que ofereça amor, protecção e cuidados, de acordo com as necessidades dos meninos, meninas e adolescentes, que são susceptíveis de ser adoptados; e estão integradas por: meninos e meninas maiores de 5 anos, adolescentes, grupos de irmãos, meninos (as) com problemas de saúde e meninos (as) com necessidades especiais.


2. Quantas crianças de Adopções Prioritárias foram adoptadas?


Desde 2003 até Maio de 2009 adoptaram-se mais de 200 crianças; porém ainda temos um grande compromisso com os aproximadamente 400 meninos, meninas e adolescentes que ainda esperam ser adoptados e desejam ter uma família.

3. Em que se traduz o tratamento preferencial dado às adopções das crianças das Adopções Prioritárias “Anjos que Aguardam”?


Durante o trâmite de adopção de um menino, menina ou adolescente de Adopções Prioritárias presta-se uma atenção preferencial aos recursos da família, o que implica que será atendida com prioridade em relação aos processos regulares.
Além de ser declarada uma família como apta na avaliação integral nacional ou internacional, é proposta diante do Conselho Nacional de Adopções com o menino, menina ou adolescente solicitado, mediante uma designação directa, e não em duplas ou triplas como nos processos regulares.


4. Como se pode solicitar a adopção de um menino, menina ou adolescente de Adopções Prioritárias?

As famílias aptas para a adopção e que tenham iniciado o processo de avaliação integral podem rever o Registo de Adopções Prioritárias e a partir desse momento solicitar através da Recepção/ Secretaria do MIMDES o estudo e revisão do processo do NNA, que contém informação sobre a sua situação médica, psicossocial e legal; ao mostrar interesse na adopção do NNA, é lhes facilitada a visualização de um vídeo e se possível programam-se visitas ao Centro de Atenção Residência onde se encontra o NNA.
Posteriormente, a família envia uma carta na qual expressa o seu desejo de adoptar um menino, menina ou adolescente das Adopções Prioritárias considerando possuir as características que permitam garantir o óptimo desenvolvimento da criança.

Sem comentários:

Enviar um comentário